Vamos eleger os bloguers e vloguers mais apaixonantes e inspiradores de Portugal!
Votações abertas
Powered by:
Powered by Loreal
O que é?

Os prémios “Blogs do Ano” estão de volta para revelar os blogs, bloggers e vloggers mais influentes e que mais apaixonam os portugueses em 18 categorias. Entre as novidades da 2.ª edição dos prémios promovidos pela Media Capital em Portugal, estão novas categorias, prémio para o "Vlog do Ano" e ainda possibilidade dos blogs com menos de um ano na blogosfera se candidatarem ao Prémio “Blog Revelação“. Todos os blogs poderão concorrer e os finalistas serão nomeados por um painel de jurados. A votação final será feita pelo público. À semelhança do que aconteceu na 1.ª edição dos Prémios, para além da eleição por categoria, será também eleito o “Blog do Ano”. Os prémios contam com o apoio da TVI, TVI24, IOL, Rádio Comercial, Lux e NIT. Incontornáveis. Polémicos. Apaixonantes. Inspiradores. Bem-vindos aos prémios BLOGS DO ANO.

Categorias
Blogs
Beleza

Beleza

Blogs dedicados às diferentes áreas da beleza: maquilhagem, dicas de beleza, cabelos, cuidados com a pele, reviews de produtos, cabeleireiros, etc.
Culinária

Culinária

Para os bloggers que conhecem os segredos mais bem escondidos da cozinha. Se partilha receitas, visita restaurantes, sabe de pastelaria ou nutrição, faz avaliações relacionadas com a cozinha/restaurantes ou outros temas relacionados, esta categoria é para si.
Decoração

Decoração

Blogs que versam sobre decoração em geral. Design de interiores, exteriores, arquitetura, decoração de casamentos, ideias criativas, DIY, organização, projetos decorativos, inspiração.
Desporto

Desporto

O mundo do desporto cabe aqui. Desde o fitness em geral, à corrida, ao ciclismo, ou numa vertente multi-desportos, sejam em grupo ou singulares, por paixão, curiosidade ou mesmo já como profissional. Uma categoria para os amantes do desporto.
Educação

Educação

Para os blogs que promovem os valores educativos no digital. Aqui cabem os blogs que se relacionam com o ensino ou abordem temáticas ligadas à educação, universidades, escolas, saúde na educação, currículos, recursos para educadores, métodos de ensino, inovação no ensino e tecnologia aplicada.
Entretenimento

Entretenimento

Nesta categoria encontram-se os blogs que falem sobre esta área ou que eles próprios tenham esse objetivo enquanto blog. Esta categoria é para si se tem um blog de humor, jogos, televisão, cinema, celebridades ou sobre outras matérias relacionadas com entretenimento.
Família

Família

Esta é a categoria dedicada aos blogs que escrevem sobre a família. Conselhos práticos, alimentação infantil, viagens em família, brinquedos. Aqui cabem os Mummy ou Daddy blogs (porque os pais também escrevem) e todos os blogs dedicados ao dia-a-dia da vida em família.
Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia

Todos os blogs que falem regularmente de novidades tecnológicas, inovação, gadgets, produtos ou notícias sobre o mundo digital. Aqui entram também os blogs mais futuristas, criativos, na área do design, a título pessoal, corporativo, etc.

Sponsored by:
Lifestyle

Lifestyle

Uma categoria abrangente, onde cabem os blogs mais generalistas sobre tendências, alimentação saudável, jardinagem, ambiente, interesses ou hobbies, animais, casamentos, viagens, entre outras temáticas.
Moda

Moda

Se o seu blog trata a moda por tu, está na categoria certa. Styling, shopping, calçado, dicas de moda, desfiles e consultoria de imagem são alguns dos temas que cabem nesta categoria.
Negócios e Empreendedorismo

Negócios e Empreendedorismo

Abrange os blogs corporativos ou pessoais que versem sobre o mundo dos negócios e empresas em geral e cujo objetivo seja difundir a cultura empreendedora e estimular a prática do assunto na web. Aqui cabem todos os blogs de Digital Media, Marketing, poupança, finanças pessoais, investimentos, empreendedorismo, motivação, gestão, consultoria liderança, inovação, sustentabilidade, comportamento humano, etc.
Política e Economia

Política e Economia

Os blogs que comentam a atualidade política e/ou económica do país e/ou do mundo.
Blog Revelação

Blog Revelação

Um prémio especial, que pretende revelar e valorizar o trabalho de quem tem um blog há menos de um ano. O “Blog Revelação” é escolhido pelo júri e anunciado na gala final.
Vlogs
Na área do vídeo temos o espaço dedicado exclusivamente aos vídeo-blogs. Estão incluídos os que estejam presentes através de páginas no YouTube, Tumblr, ou outros sites agregadores de vídeo, nas seguintes categorias:
Entretenimento

Entretenimento

Vlogs de humor, jogos, televisão, cinema, celebridades e todas as matérias relacionadas com entretenimento.
Lifestyle

Lifestyle

Categoria para os vlogs mais generalistas, que falem sobre estilos de vida, novidades, tendências, eventos, locais a visitar, roupa, alimentação, entre outras temáticas.
Moda e Beleza

Moda e Beleza

Vlogs dedicados ao mundo da moda e às diferentes áreas da beleza: maquilhagem, dicas de beleza, cabelos, cuidados com a pele, reviews de produtos, styling, shopping, etc.
Blog do Ano

Blog do Ano

Surpreendente, original, com personalidade, inspirador, irreverente, fresco, inspiracional, inteligente, relevante, diferente, bem escrito, autêntico, uma referência. O “Blog do Ano” é tudo isto e muito mais. Este é o prémio para aquele que for considerado o melhor blog de todos em concurso, independentemente da categoria em que está inscrito. O “Blog do Ano” é escolhido pelo júri e anunciado na gala final.
Vlog do Ano

Vlog do Ano

Um prémio que pretende valorizar os vlogers portugueses. O Vlog do Ano pretende-se inspirador, com conteúdo surpreendente e original, que marque pela diferença e que inspire os seus seguidores. Este será escolhido pelo júri entre os finalistas da categoria de Vlogs, independentemente da categoria em que está inscrito, e anunciado na gala final.
Jurados

Helena Forjaz

+

Ana Sofia Vinhas

+

José Alberto Carvalho

+

Bernardo Rodo

+

Ana Sofia Martins

+

Sandra Alvarez

+

Rita Pereira

+

Rita Nabeiro

+

Mariana Pedroso

+

Ljubomir Stanisic

+

Carlos Coutinho Vilhena

+

David Fonseca

+

Álvaro Covões

+

Pedro Ribeiro

+

Lourenço Ortigão

+

Mónica Serrano

+

Pedro Geraldes

+

Manuel Cabral

+
Inscrições terminadas
Após a revelação dos nomeados, o início das votações terá lugar no final de setembro.
FAQ's
O que é um Blog?
Um blog é um site cuja estrutura permite uma atualização rápida de artigos, ou posts. Estes são, por norma, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por uma ou mais pessoas. Um blog pode ser um diário pessoal ou a partilha regular de conteúdo de uma determinado tema ou vários temas. Pode variar entre a forma escrita, imagem ou vídeo.
Como é que inscrevo o meu blog/vlog?
Para inscrever o seu blog deverá preencher o formulário de inscrição. Não serão aceites candidaturas via e-mail. Inscreva-se aqui.
Posso concorrer com o meu blog a várias categorias?
Não. Cada blog/vlog só se poderá inscrever numa categoria. Caso haja duplicações (uma vez que existe a possibilidade do blog/vlog ser inscrito por outrém), a decisão final caberá ao autor do blog.
Tenho mais de um blog/vlog, posso concorrer com todos?
Sim, é possível concorrer com os blogs/vlogs que pretender, não há limite.
Posso inscrever um blog/vlog do qual não sou autor?
Qualquer pessoa poderá sugerir um blog/vlog que considere pertinente para o concurso, no entanto, a candidatura só será aceite após notificação e respetiva confirmação do autor. Para sugerir um blog/vlog escolha a opção "Recomendar blog" no formulário de inscrição.
Como será feita a votação?
O processo de eleição irá ocorrer em duas fases. Na primeira fase o júri seleciona 4 nomeados por categoria, de acordo com critérios predefinidos. Na segunda fase, os nomeados serão publicados online neste site e será aberta a votação ao público, que escolherá o vencedor de cada categoria, exceto “Blog do Ano”, "Vlog do Ano" e “Blog Revelação”, que cabe ao júri decidir.
Quanto tempo de existência precisa ter o blog/vlog?
Para concorrer às diversas categorias, inclusive a “Blog do Ano”, o blog/vlog deverá ter, no mínimo, um ano à data de abertura das inscrições para que a sua inscrição seja válida. No entanto, se tem um blog/vlog com menos de um ano, poderá candidatar-se na categoria “Blog Revelação”.
O meu blog/vlog tem menos de um ano. Posso-me candidatar?
Sim, blogs/vlogs com menos de um ano (à data de abertura das inscrições) poderão candidatar-se à categoria "Blog Revelação". Ao inserir a data de criação do seu blog/vlog no formulário de inscrição, ficará automaticamente inscrito nessa categoria.
Quando terminam as candidaturas?
O prazo de candidaturas da 2.ª edição termina a 31 de julho de 2017. Não serão aceites candidaturas após esta data.
Não tenho blog mas tenho página de facebook, posso concorrer à mesma?
Não, é necessário ter efetivamente um blog, mesmo que tenha os conteúdos agrupados noutra plataforma.
Escrevo em inglês ou Pt-Br, posso concorrer à mesma?
Um blog escrito em inglês pode candidatar-se, desde que tenha a correspondente tradução para português. O blog pode ser escrito em Pt-Br, no entanto deverá ser vocacionado para o mercado português. Para ser elegível a concurso, as temáticas e produtos abordados no blog deverão, na sua maioria, fazer parte da realidade portuguesa.
Tenho um blog, mas não vivo em Portugal, posso concorrer à mesma?
O blog pode ser escrito em qualquer parte do mundo, desde que respeite a regra descrita no ponto anterior.
Quais são os critérios de avaliação?
AUTENTICIDADE - Ter uma voz própria, ser único, original, diferente, reconhecido e reconhecível;

DIMENSÃO - Possuir uma audiência relevante; a dimensão no mercado das marcas e o investimento demonstrado pelas mesmas são fortes; gera forte impacto e alcança grande dimensão com o que escreve/produz/diz, indo para além do seu público; forte na blogosfera, mas vai além dela entrando mesmo no espaço mediático;

REFERÊNCIA & RELEVÂNCIA - Fazer a diferença ou marcar a diferença na sua categoria; a sua origem e/ou longevidade são um traço forte na sua identidade; o público e a blogosfera nesta temática sentiriam a sua falta caso não existisse, mas também as marcas; é um forte ator na captação de investimento;

COMUNIDADE - Ter uma presença em social media e saber dinamizá-la; o envolvimento nessas redes sociais ser forte e sobretudo no próprio blog com os leitores, seja nos comentários, nas dinâmicas de feedback, passatempos ou conteúdo gerado com e para os fãs; demonstrar ter adesão e união da sua comunidade; além disso ter um alcance que vai para além da sua própria comunidade.

Informação adicional
A organização reserva-se o direito de terminar, alterar, encurtar, atrasar ou prolongar os Prémios Blogs do Ano, bem como excluir candidaturas, a qualquer momento, no caso de ocorrer alguma atividade ilegal, fraudulenta ou algum fator externo, fora do controlo da organização, que afete o bom funcionamento ou coloque em causa a integridade dos Prémios.
Como posso contactar a organização?
Em caso dúvidas ou se pretender obter mais informações, contacte-nos para o email blogsdoano@mediacapital.pt
Newsletter
Registe-se
e seja o primeiro a receber todas as novidades!