Um blog é um site cuja estrutura permite uma atualização rápida de artigos, ou posts. Estes são, por norma, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por uma ou mais pessoas. Um blog pode ser um diário pessoal ou a partilha regular de conteúdo de um determinado tema ou vários temas. Pode variar entre a forma escrita, imagem ou vídeo.
Para inscrever o seu blog/vlog deverá preencher o formulário de inscrição e selecionar a opção pretendida. Não serão aceites candidaturas via e-mail.
Para concorrer às diversas categorias de Blogs e Vlogs, o blog/vlog deverá ter, no mínimo, um ano, à data de abertura das inscrições para que a sua inscrição seja válida.
Sim, blogs/vlogs com menos de um ano (à data de abertura das inscrições) poderão candidatar-se, mas apenas ao Prémio Revelação ou a Vídeo do Ano, se aplicável.
Sobre os requisitos para estas categorias, por favor leia as FAQ's n.º 12 e n.º13.
Sim, mas dentro de uma mesma categoria não poderão existir duplicações.
Imaginemos que o seu projeto tem blog e vlog. Nesse caso poderá inscrever o blog na respetiva sub-categoria em Blogs e inscrever o vlog na sub-categoria de Vlogs mais adequada.
No entanto, se tem um blog que fala de moda e de beleza, na categoria de Blogs, só poderá inscrevê-lo numa sub-categoria, ou em Moda ou em Beleza. Não se poderá inscrever em ambas.
O mesmo no caso da categoria de Vlogs. Se tiver um vlog em que fala de moda, viagens e desporto, terá de escolher uma única sub-categoria: Moda&Beleza, Lifestyle ou Entretenimento.
Só o próprio autor se pode inscrever no concurso, mas qualquer pessoa poderá recomendar um blog/ vlog/ outro que considere pertinente. Todos os recomendados, no entanto, só serão considerados candidatos após notificação e respetiva confirmação do autor. Para sugerir um blog/vlog/outro escolha a opção Recomendar nos respetivos formulários de Blogs/vlogs/Revelação.
Sim, mas deverá submeter uma candidatura única para cada um deles.
Não poderá concorrer à categoria de Blogs, mas existem outras opções que poderão fazer sentido para si, como Vlogs, Prémio Revelação ou Vídeo do Ano. Desde que cumpra os requisitos, poderá candidatar-se.
Sim, mas deverá efetuar uma candidatura única para cada categoria, visto que os requisitos são diferentes em cada caso.
Vejamos este exemplo: A Maria tem um blog de família com uns anos, mas criou este ano um vlog no Youtube. Tem tido tanto sucesso que até fez campanhas incríveis com várias marcas.
Esta autora poderá inscrever o seu blog na categoria de Blog Família e candidatar o seu vlog na categoria Revelação (uma vez que este tem menos de um ano). Se tiver um vídeo fantástico, poderá ainda inscrevê-lo para Vídeo do Ano e, visto que trabalhou com marcas, poderá também candidatar-se ao prémio Campanha Com Influenciadores.
Como se candidatou como Blog Família, a Maria fica ainda automaticamente habilitada ao prémio Blog do Ano, título atribuído pelo júri, que escolhe o vencedor entre os nomeados na categoria de Blogs.
Um blog escrito em inglês pode candidatar-se, desde que tenha a correspondente tradução para português (tradução Google não será aceite). O blog pode ser escrito em Pt-Br, no entanto deverá ser vocacionado para o mercado português. Para ser elegível a concurso, as temáticas e produtos abordados no blog deverão, na sua maioria, fazer parte da realidade portuguesa.
O blog pode ser escrito em qualquer parte do mundo, desde que respeite a regra descrita no ponto anterior.
Exemplo: se tem um blog e uma conta de Instagram e pretende candidatar-se com ambos, deverá adicionar ambos ao formulário. O mesmo se tem um canal no YouTube, uma conta no Facebook e outra no Instagram e pretende candidatar os três – deve adicioná-los a todos;
Em caso de vídeos com múltiplos autores:
Não haverá lugar a votação do público. O Prémio Vídeo do Ano será atribuído pelo júri.
No formulário de Inscrições deverá escolher a opção Campanha Com Influenciadores. No próprio formulário ser-lhe-á pedido que preencha um breve questionário sobre a campanha em questão, além dos dados de identificação habituais:
Será ainda possível colocar links pertinentes e/ou submeter um documento em PDF com exemplos da campanha (opcional).
Todas as candidaturas deverão respeitar o procedimento indicado, de forma a garantir o bom funcionamento de todo o processo de inscrição.
Deverá efetuar o pagamento e enviar-nos o comprovativo e restantes dados solicitados até ao último dia de inscrições – 5 de agosto. A sua candidatura só será confirmada após a boa receção de todos estes elementos.
O prazo de candidaturas da 3.ª edição termina a 5 de agosto de 2018. Não serão aceites candidaturas após esta data.
Não, as candidaturas aos Prémios Blogs do Ano são gratuitas. A única exceção é o Prémio Campanha Com Influenciadores, que tem um custo de inscrição de 150€ + IVA.
AUTENTICIDADE - Ter uma voz própria, ser único, original, diferente, reconhecido e reconhecível;
DIMENSÃO - Possuir uma audiência relevante; a dimensão no mercado das marcas e o investimento demonstrado pelas mesmas são fortes; gera forte impacto e alcança grande dimensão com o que escreve/produz/diz, indo para além do seu público; forte na blogosfera, mas vai além dela entrando mesmo no espaço mediático;
REFERÊNCIA & RELEVÂNCIA - Fazer a diferença ou marcar a diferença na sua categoria; a sua origem e/ou longevidade são um traço forte na sua identidade; o público e a blogosfera nesta temática sentiriam a sua falta caso não existisse, mas também as marcas; é um forte ator na captação de investimento;
COMUNIDADE - Ter uma presença em social media e saber dinamizá-la; o envolvimento nessas redes sociais ser forte e sobretudo no próprio blog com os leitores, seja nos comentários, nas dinâmicas de feedback, passatempos ou conteúdo gerado com e para os fãs; demonstrar ter adesão e união da sua comunidade; além disso ter um alcance que vai para além da sua própria comunidade.
IRREVERÊNCIA – Ter uma audácia louvável, arrojo, atrevimento (a parte boa). Ousadia. Sair fora da caixa. Ser inovador, dinâmico e criativo. Ser espontâneo e autêntico. Não se conformar, reinventar-se e ter uma linguagem própria.
Em caso dúvidas ou se pretender obter mais informações sobre os Prémios Blogs do Ano, por favor contacte-nos através do e-mail blogsdoano@mediacapital.pt.