A tecnologia web ao dispor da comunicação permitiu às marcas uma nova realidade, na conquista do seu estágio de humanização.
Por outro lado, permitiu também ao utilizador/consumidor a aquisição de um conhecimento mais concreto do universo de qualquer marca.
Estamos perante um mundo cada vez mais simples e transparente, onde todos acedemos à informação em tempo real e todos detemos o conhecimento, individualmente ou em grupo, em diferentes graus e percepções.
Transformámo-nos numa sociedade de consumo, de criação e co-criação de informação (informação com e sem relevância), e devemos isso, essencialmente, aos meios e plataformas digitais online, que vieram reduzir o “fosso” entre pessoas e instituições, na forma como detêm o poder para comunicar, igualando as forças entre ambos.
Como consequência da crescente quantidade de informação que se gera diariamente, do conhecimento dos indivíduos e da sua ansia por diferentes experiências, as instituições e marcas são, hoje, obrigadas a desenvolver novas formas e argumentos para se ligarem com pessoas.
É fundamental a criação de uma narrativa de marca, seja esta factual ou ficcional, que se baseie no ADN da marca e promova toda a sua atitude.
A estratégia de construção da narrativa da marca, ou estratégia de Storytelling, tem o papel de atrair a atenção das pessoas, de as envolver em matérias e assuntos que promovam nestas a motivação necessária para uma atitude em prol de um objetivo de marketing traçado pela marca.
Os formatos tradicionais de comunicação já não garantem, por si só, a capacidade de criação de um argumento que capte a atenção do consumidor. Um consumidor que se sente tão confortável com a tecnologia e o uso de novos meios de comunicação, que transita naturalmente entre plataformas, que tem um enorme poder de influência e que valoriza na marca características que vão muito além das da função básica do produto ou serviço. Um consumidor que procura um papel ativo na própria vida da marca.
Por esta razão, a estratégia de Transmedia Storytelling faz sentido na vida das marcas e das pessoas. Ela promove nos públicos da marca uma experiência de consumo, entretenimento e de participação, de forma coordenada e unificada, na vida da marca. Cada meio dá o seu contributo para o desenvolvimento da história da marca, permitindo o alcance de uma experiência diferenciadora.